Existem pelo menos 3 concepções do desenvolvimento humano que começou a ser estudado pela psicologia a partir do século XIX. Os pesquisadores foram em busca de respostas, logicamente, por conta de perguntas. As pessoas se perguntavam: "Como acontece o desenvolvimento humano durante a vida de um um indivíduo?", e foram lá eles em busca das respostas.
A partir disso nasceram 3 concepções do desenvolvimento humano: O inatismo, o ambientalismo e o interacionismo. Vamos ver as diferenças entre essas visões e qual delas a ciência acredita ser a mais racional.
Inatismo
Nessa teoria acredita-se que o indivíduo carrega desde seu nascimento traços que irão determinar o que ele será profissionalmente e que habilidades terá futuramente. Geralmente quem defende essa ideia costuma usar expressões como: "Esse rapaz recebeu esse dom de Deus" ou "Esse menino puxou ao pai" e outras frases que são fundamentadas em crenças e "achismos".
Exemplo: Certo dia, em uma escola particular, a mãe de uma aluna da 5ª série procurou a coordenadora do ensino fundamental para fazer a seguinte reclamação: - Não entendo porque minha filha está tirando notas baixas em português. Eu e o pai dela, sempre fomos ótimos alunos, principalmente em português e acompanhamos a vida escolar dela de perto incentivando no que for preciso. Deve haver alguma coisa errada com a professora de português.
Argumento: Esse acontecimento serve de exemplo Inatista por que a mãe da criança acha que por ela e o pai terem sido ótimos alunos em português a filha também teria que ser, ou seja, a filha teria que “puxar” a eles e não poderia ter dificuldades em português.
Ambientalismo
Defende a ideia de que o indivíduo constrói habilidades apenas pelo ambiente em que ele é inserido na vida social. Tudo depende apenas do ambiente. Essa teoria vê o homem como ser passivo, que pode ser manipulado e controlado pela simples alteração do ambiente ou situação em que se encontra. Não há na concepção ambientalista a preocupação em explicar os processos pelos quais a criança raciocina e se apropria do conhecimento.
Exemplo: Há dois anos atrás, em uma escola particular, chegaram dois alunos novos que vieram da zona rural. Eles estudavam em uma escola pública que ficava próxima da fazenda que eles moravam, mas devido a separação dos pais, vieram morar na cidade com o pai que tinha melhor condição financeira.
Inicialmente a adaptação foi muito difícil, pois eles não conseguiam acompanhar os conteúdos das disciplinas e o ritmo da classe. Também sofriam com a discriminação dos colegas que os julgavam “burros”, principalmente quando faziam uma leitura ou iam ao quadro negro resolver alguma questão.
No final da 1ª unidade, os pais foram chamados na escola pela coordenadora do ensino fundamental e esta lhes explicou a situação das crianças e até mencionou a possibilidade deles serem matriculados na série anterior.
Os pais, por sua vez, ouviram atentamente, mas não aceitaram a sugestão da coordenadora, pois achavam que seria traumatizante para os filhos a regressão para a série anterior.
Desta forma, a menina continuou na sala da 5ª serei e o menino na sala da 4ª série, mas ao se aproximar o final de ano letivo já sabiam que seriam reprovados.
No ano seguinte, nada mudou, as dificuldades continuaram e as criticas também; a menina chegou a ponto de dizer nas provas finais da 4ª unidade que ela era realmente “burra” e não conseguia aprender como afirmava os colegas e o pai, que só se preocupou com o dinheiro que pagava na escola e não com as suas reais dificuldades.
A menina foi aprovada para a série seguinte com a ajuda do conselho de classe, mas o menino foi reprovado mais uma vez, e este se tornou um adolescente frustrado devido às críticas e cobranças impostas pelos pais, escola e colegas. Chegou até a pedir que o tirasse daquela escola e o matriculasse novamente na escola que ele estudava, pois lá, ele era mais feliz, afinal, nunca tinha recebido tantas cobranças, nem havia sido reprovado. E assim foi feito.
Interacionismo
O desenvolvimento humano é fruto da interação de fatores biológicos e ambientais (quando citamos ambiente nos referimos aos espaços sociais, históricos e culturais). Nessa concepção, podemos então afirmar que somos sujeitos ativos e temos a capacidade de construir nossas características de acordo com a relação que estabelecemos com o meio físico, social e cultural. Portanto o desenvolvimento acontece por meio das relações socioculturais. É nessa concepção que o desenvolvimento produz aprendizagem e aprendizagem produz desenvolvimento.
Minha visão
O homem é um ser social e histórico e é a satisfação de suas necessidades que o leva a trabalhar e transformar a natureza, estabelecer relações com seus semelhantes, produzir conhecimentos, construir a sociedade e fazer a história. As duas primeiras visões do ponto de vista científico são extremamente radicais e preconceituosas. A inatista determina o que o indivíduo será afirmando que ao nascer ele carrega com si uma série de habilidades. A ambientalista também determina que habilidades o ser humano terá, só que no caso quem determinará isso é apenas o ambiente social. A visão mais racional é a interacionista, que nada mais é que a mistura das duas outras teorias.
Nessa teoria acredita-se que o indivíduo carrega desde seu nascimento traços que irão determinar o que ele será profissionalmente e que habilidades terá futuramente. Geralmente quem defende essa ideia costuma usar expressões como: "Esse rapaz recebeu esse dom de Deus" ou "Esse menino puxou ao pai" e outras frases que são fundamentadas em crenças e "achismos".
Exemplo: Certo dia, em uma escola particular, a mãe de uma aluna da 5ª série procurou a coordenadora do ensino fundamental para fazer a seguinte reclamação: - Não entendo porque minha filha está tirando notas baixas em português. Eu e o pai dela, sempre fomos ótimos alunos, principalmente em português e acompanhamos a vida escolar dela de perto incentivando no que for preciso. Deve haver alguma coisa errada com a professora de português.
Argumento: Esse acontecimento serve de exemplo Inatista por que a mãe da criança acha que por ela e o pai terem sido ótimos alunos em português a filha também teria que ser, ou seja, a filha teria que “puxar” a eles e não poderia ter dificuldades em português.
Ambientalismo
Defende a ideia de que o indivíduo constrói habilidades apenas pelo ambiente em que ele é inserido na vida social. Tudo depende apenas do ambiente. Essa teoria vê o homem como ser passivo, que pode ser manipulado e controlado pela simples alteração do ambiente ou situação em que se encontra. Não há na concepção ambientalista a preocupação em explicar os processos pelos quais a criança raciocina e se apropria do conhecimento.
Exemplo: Há dois anos atrás, em uma escola particular, chegaram dois alunos novos que vieram da zona rural. Eles estudavam em uma escola pública que ficava próxima da fazenda que eles moravam, mas devido a separação dos pais, vieram morar na cidade com o pai que tinha melhor condição financeira.
Inicialmente a adaptação foi muito difícil, pois eles não conseguiam acompanhar os conteúdos das disciplinas e o ritmo da classe. Também sofriam com a discriminação dos colegas que os julgavam “burros”, principalmente quando faziam uma leitura ou iam ao quadro negro resolver alguma questão.
No final da 1ª unidade, os pais foram chamados na escola pela coordenadora do ensino fundamental e esta lhes explicou a situação das crianças e até mencionou a possibilidade deles serem matriculados na série anterior.
Os pais, por sua vez, ouviram atentamente, mas não aceitaram a sugestão da coordenadora, pois achavam que seria traumatizante para os filhos a regressão para a série anterior.
Desta forma, a menina continuou na sala da 5ª serei e o menino na sala da 4ª série, mas ao se aproximar o final de ano letivo já sabiam que seriam reprovados.
No ano seguinte, nada mudou, as dificuldades continuaram e as criticas também; a menina chegou a ponto de dizer nas provas finais da 4ª unidade que ela era realmente “burra” e não conseguia aprender como afirmava os colegas e o pai, que só se preocupou com o dinheiro que pagava na escola e não com as suas reais dificuldades.
A menina foi aprovada para a série seguinte com a ajuda do conselho de classe, mas o menino foi reprovado mais uma vez, e este se tornou um adolescente frustrado devido às críticas e cobranças impostas pelos pais, escola e colegas. Chegou até a pedir que o tirasse daquela escola e o matriculasse novamente na escola que ele estudava, pois lá, ele era mais feliz, afinal, nunca tinha recebido tantas cobranças, nem havia sido reprovado. E assim foi feito.
Interacionismo
O desenvolvimento humano é fruto da interação de fatores biológicos e ambientais (quando citamos ambiente nos referimos aos espaços sociais, históricos e culturais). Nessa concepção, podemos então afirmar que somos sujeitos ativos e temos a capacidade de construir nossas características de acordo com a relação que estabelecemos com o meio físico, social e cultural. Portanto o desenvolvimento acontece por meio das relações socioculturais. É nessa concepção que o desenvolvimento produz aprendizagem e aprendizagem produz desenvolvimento.
Minha visão
O homem é um ser social e histórico e é a satisfação de suas necessidades que o leva a trabalhar e transformar a natureza, estabelecer relações com seus semelhantes, produzir conhecimentos, construir a sociedade e fazer a história. As duas primeiras visões do ponto de vista científico são extremamente radicais e preconceituosas. A inatista determina o que o indivíduo será afirmando que ao nascer ele carrega com si uma série de habilidades. A ambientalista também determina que habilidades o ser humano terá, só que no caso quem determinará isso é apenas o ambiente social. A visão mais racional é a interacionista, que nada mais é que a mistura das duas outras teorias.
Ainda bem que são teorias...
ResponderExcluirA palavra ''Teoria'' na área científica possui um rigor bem diferente da qual aparentemente você à está devotando.
ExcluirMuito bons exemplos!
ResponderExcluirMuito bons exemplos!
ResponderExcluirAs frases:
ResponderExcluir1) a criança é como uma folha de papel em branco.
2) pau que nasce torto,não tem jeito, morre torto.
3) José é muito inteligente puxou ao pai.
qual é inatista e qual é ambientalista?
podem me ajudar?
Ambientalista e 2 e 3 inatista
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirtres exemplos por favor
ResponderExcluirqual a semelhança entre essas duas linhas de pensamento em relação ao aluno?
ResponderExcluirMe ajudando muito. Parabéns aos envolvidos. ;)
ResponderExcluirObrigado! :)
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